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Parâmetros Metodológicos do Projeto Arte e Vida


Os Parâmetros Metodológicos do Projeto Arte e Vida, se baseiam numa forma flexível de implementação, levando em consideração os objetivos do Projeto e a necessária relação com os(as) participantes e a realidade dos mesmos, no aspecto territorial/comunidade, familiar e escolar.

A seguir destacamos os aspectos com os quais trabalhamos, os quais compõem regras de convivência que são constantementes dialogadas com os(as) participantes e seus pais e/ou responsáveis:

1 - Proporcionar um espaço de acolhida e inclusão humana e social, aonde todos(as) os(as) participantes se sintam respeitados, valorizados e incluídos num processo de convivência que os aceita da forma que são. O público preferencial atendido é dividido pela faixa etária, crianças de 4 a 12 anos, pré adolescentes de 12 a 15 anos e jovens de 16 acima. Também desenvolvemos atividades com os adultos, mantendo o mesmo padrão de acolhida e diálogo;

2 - Estabelecer uma convivência baseada no respeito, mostrando diariamente os valores e a importância de se viver em paz e de construir amizades, substituindo a cultura predominante da violência, por uma cultura de paz. Nesse aspecto, buscamos consolidar uma convivência pacífica entre os(as) participantes e, em caso de brigas e/ou agressões entre os(as) mesmos(as), há um diálogo com os(as) envolvidos(as), é aplicada uma suspensão da participação nas atividades do dia da ocorrência e é determinado que o retorno às atividades deverá ser acompanhado do pai/mãe ou responsável, bem como se procede a comunicação do ocorrido aos pais e/ou responsáveis;

3 - Atenção especial a Mulher, aonde buscamos de forma direta e dialogada, combater o machismo presente na história de vida dos(as) participantes. Nesse sentido, damos prioridade e destaque à participação da mulher, desde à infância, além de dialogarmos no sentido da importância da mulher e do necessário respeito que deve haver do homem para com a mulher;

4 - Combate ao racismo e ao preconceito, no que trabalhamos a importância de haver o respeito às diferenças de raça, etnia, sexo, gênero e condição social, buscando eliminar as expressões racistas e preconceituosas existentes entre os(as) participantes, muitas vezes entre iguais;

5 - Construção da Identidade sócio-cultural, em que trabalhamos a autoafirmação como negros(as), quilombolas(as) e indígenas, a elevação da auto estima a partir de suas origens etnicas e raciais, o conhecimento de sua história e a valorização da beleza, das capacidades e potencialidades a partir de suas raízes, proporcionado uma compreensão de pertencimento;

6 - Estímulo e reconhecimento ao potencial humano e artístico, promovendo um aprendizado baseado nas capacidades humanas, na superação das dificuldades e/ou limitações, dando destaque as conquistas e aprendizados individuais e sobretudo coletivos, como elementos indispensáveis à superação e a elevação da auto estima e a proporcionar a visibilidade dos(as) mesmos(as) no contexto territorial/comunidade e de forma mais ampla;

7 - Formação para uma cidadania plena e ativa, aonde colocamos em prática o resgate de valores humanos, éticos e sociais que proporcionem uma nova compreensão do ser sujeito de sua própria história, a partir da realidade em que vivem, superando limites e incompreensões configuradas pela situação de exclusão e invisibilidade em que vivem. 

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