INSTITUTO CULTURAL RAÍZES

INSTITUTO CULTURAL RAÍZES
CONHEÇA A HISTÓRIA, AÇÕES E PROJETOS DO INSTITUTO RAÍZES

PASCOM DIOCESE DE FLORESTA

PASCOM DIOCESE DE FLORESTA
ACESSE E ACOMPANHE AS NOTÍCIAS DA DIOCESE DE FLORESTA

TV RAÍZES DA CULTURA

TV RAÍZES DA CULTURA
CONHEÇA E ACOMPANHE A TV RAÍZES DA CULTURA

REDE RAÍZES DE CULTURA

REDE RAÍZES DE CULTURA
CONHEÇA TODOS OS PROJETOS E GRUPOS CULTURAIS DO INSTITUTO CULTURAL RAÍZES

Comunidade do Escondidinho - Vulcão

 

Mapa da Comunidade do Escondidinho

A Comunidade do bairro Escondidinho, popularmente conhecida com "bairro do Vulcão" (Público Alvo do Projeto Arte e Vida) é um dos bairros periféricos da cidade de Floresta-PE, com uma população estimada em 238 famílias (segundo informações dos agentes de saúde), o que representa em média 1.000 (mil) habitantes (na área de atuação do Instituto Raízes), sendo a maioria deles(as) remanescentes quilombolas e indígenas, provenientes da zona rural do munícipio. 

A atuação do Instituto Cultural Raízes

O trabalho sócio-educacional e cultural desenvolvido pelo Instituto Cultural Raízes, teve início já no ano de 2010, com a organização da Comunidade Quilombola (cujos familiares em grande parte), residem na Comunidade e em bairros circunvizinhos.

As ações tiveram como aspecto principal, a construção da Identidade Sócio-Cultural de crianças, adolescentes, jovens e adultos (com a realização de oficinas e cursos de danças, percussão, artesanato, corte e costura, violão, entre outras), estimulando o processo de formação da Associação Quilombola, a formação de grupos culturais e a formação para o exercício da cidadania plena e ativa  a partir da análise da realidade e do conhecimento dos direitos.

A partir de 2012, as atividades se intensificam com o atendimento de crianças e adolescentes de outros bairros próximos como o Santa Rosa e Caetano.

Outro aspecto importante foi o destaque dado ao potencial cultural e artístico existente na comunidade, evidenciando as habilidades individuais e coletivas.

Por outro lado, buscou-se atuar no sentido de reduzir os índices de violência, no incentivo à frequência escolar e em transformar a imagem negativa como bairro de periferia, a partir do diálogo sobre a importância e a necessidade de convivência baseada numa cultura de paz.

Já em 2013, iniciou-se o incentivo a prática esportiva, como atividade complementar à formação cultural, conseguindo-se mobilizar outras camadas sociais da comunidade, reunindo homens e mulheres, crianças e adolescentes, criando um ambiente de respeito e de convivência pacífica.

O auge do trabalho do Instituto Cultural Raízes, foi alcançado no ano de 2016, tornando-se uma referência para Floresta e região e, atendendo uma média de 120 pessoas (crianças, adolescentes, jovens e adultos) entre as atividades culturais/educativas, esportivas e sócio comunitárias.

Falta de apoio governamental

Em todo este período, ou seja, de 2010 até o presente momento, o Instituto Cultural Raízes não recebeu e nem recebe apoio financeiro para realizar as atividades na Comunidade, houveram pequenas parcerias em alguns eventos e atividades, no entanto, para a realização das atividades, não se configurou nenhuma ação concreta.

A manutenção das atividades, se deu até julho de 2018, por iniciativas junto à Comunidade, como a realização de rifas e bingos, bem como por doações de instituições e grupos parceiros(as).

A parceria com a Diocese de Floresta 
e o Projeto Arte e Vida

A partir de agosto de 2018, com a parceria estabelecida com a Diocese de Floresta, começamos uma nova etapa de desenvolvimento das atividades, denominando o conjunto das ações de Projeto Arte e Vida.

Esta parceria, possibilitou a manutenção das despesas básicas e a realização das atividades junto à comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário