INSTITUTO CULTURAL RAÍZES

INSTITUTO CULTURAL RAÍZES
CONHEÇA A HISTÓRIA, AÇÕES E PROJETOS DO INSTITUTO RAÍZES

PASCOM DIOCESE DE FLORESTA

PASCOM DIOCESE DE FLORESTA
ACESSE E ACOMPANHE AS NOTÍCIAS DA DIOCESE DE FLORESTA

TV RAÍZES DA CULTURA

TV RAÍZES DA CULTURA
CONHEÇA E ACOMPANHE A TV RAÍZES DA CULTURA

REDE RAÍZES DE CULTURA

REDE RAÍZES DE CULTURA
CONHEÇA TODOS OS PROJETOS E GRUPOS CULTURAIS DO INSTITUTO CULTURAL RAÍZES

Italianos visitaram o Projeto Arte e Vida em agosto de 2019

Quatro Valdarnesi em Floresta no Brasil para a missão da Diocese de Fiesole


Quatro Valdarnesi em Floresta no Brasil para a missão da Diocese de Fiesole

de Monica Campani







Um mês no Brasil com os filhos do projeto "Arte e vida", onde outro bispo de Valdarnoese, Don Gabriele Marchesi, trabalha

Data da notícia: 14.08.2019 16:00

Enquanto muitos jovens passam suas férias à beira-mar, nas montanhas ou no exterior, eles escolheram a missão diocesana de Floresta no Brasil, liderada pelo bispo Don Gabriele Marchesi. Julho Lapini, Caterina Becattini, Giorgia Girolami e Paolo Turini, responsáveis ​​pelas Missões da Diocese de Fiesole, respectivamente de Figline, Incisa, San Giovanni e Montevarchi, saíram no dia 2 de agosto e retornarão a Valdarno no dia 25. 

Valdarnese, para ser mais preciso com Incisa, também é o bispo de Floresta, Don Gabriele Marchesi, nomeado pelo Papa Bento XVI em 2013. De 1986 a 1997, ele também foi pároco da paróquia de Santa Maria del Giglio em Montevarchi e desde 2003 trabalha como padre " fidei donum "no Brasil, na diocese de Viana, no Maranhão, na qual exerce o papel de pároco da paróquia de São Pedro Apóstolo e Nossa Senhora do Rosário, coordenadora de Pastoral e Vigário Episcopal.

O projeto "Arte e Vida", implementado na Missão Floresta , é organizado pelo Instituto Cultural Raízes, Diocese e Paróquia de Floresta, em Pernambuco, estado do Brasil, cuja maior cidade é Floresta.
                                 

O objetivo do projeto é oferecer aos jovens de famílias desfavorecidas uma alternativa para viver na rua. Muitos deles acabam no crime e nas drogas: no centro Arte e Vida, no entanto, estão envolvidos em atividades relacionadas à música, dança e artes em geral. Esses caras, muitas vezes violentos e rebeldes, descobrem e adotam um propósito diferente na vida. 

A capoeira é ensinada de uma maneira particular , uma combinação de arte marcial brasileira e dança através da música. É uma síntese da luta, acrobacias, canções e música do período escravista na plena colonização portuguesa: escravos africanos, destinados a plantações, treinados no combate usando técnicas de ataque e defesa, mas, para não suspeitar dos colonizadores, a luta tornou-se uma dança.

Os capoeiristas se organizam em círculo , tocam percussão e incitam os lutadores, que se confrontam com uma técnica única, o canto. Para as crianças do centro de Floresta, é uma maneira de redescobrir suas raízes pelas quais são frequentemente discriminadas.

Os quatro Valdarnese atualmente estão no centro, seguem suas atividades e participam delas. Eles também trouxeram os recursos arrecadados graças às iniciativas organizadas pela Diocese de Fiesole: recursos importantes para que "Arte e Vida" possa continuar ajudando muitos meninos e meninas que, de outra forma, só conheceriam miséria, solidão, crime e drogas. Eles certamente retornarão a Valdarno em 25 de agosto com uma riqueza de experiências que influenciarão positivamente seu futuro e aumentarão a conscientização de muitas pessoas para ajudar essas crianças brasileiras.

Links para os vídeos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário