INSTITUTO CULTURAL RAÍZES

INSTITUTO CULTURAL RAÍZES
CONHEÇA A HISTÓRIA, AÇÕES E PROJETOS DO INSTITUTO RAÍZES

PASCOM DIOCESE DE FLORESTA

PASCOM DIOCESE DE FLORESTA
ACESSE E ACOMPANHE AS NOTÍCIAS DA DIOCESE DE FLORESTA

TV RAÍZES DA CULTURA

TV RAÍZES DA CULTURA
CONHEÇA E ACOMPANHE A TV RAÍZES DA CULTURA

REDE RAÍZES DE CULTURA

REDE RAÍZES DE CULTURA
CONHEÇA TODOS OS PROJETOS E GRUPOS CULTURAIS DO INSTITUTO CULTURAL RAÍZES

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Projeto Arte e Vida recomeça as atividades em 2022 e apresenta resultados positivos

 


Após a paralisação das atividades presenciais por dois anos (motivada pela Pandemia de Covid-19) o Projeto Arte e Vida recomeçou as atividades presenciais no dia 19 de março de 2022.

Devido as limitações de recursos operacionais e humanos, as atividades estão concentradas no bairro Dner, funcionando no espaço do Ninho da Ternura.

Nesse recomeço, estamos dando prioridade para às inscrições de alunos e alunas que já participavam no ano de 2019, no entanto estamos também recebendo alunos(as) novatos.

Como ainda estamos em meio à pandemia de Covid-19, nas atividades internas são adotadas às medidas de prevenção, inclusive com o uso de máscaras.

No período de março a agosto de 2022, atendemos um total de 87 crianças, adolescentes e jovens nas diversas atividades e de forma especial, nas oficinas percussivas, com destaque para o Maracatu, que representa a principal ação cultural do Projeto Arte e Vida.

O ritmo do Maracatu foi trabalhado com alunos e alunas já anteriormente participantes e também alguns novatos, além da turma das crianças, que já demonstram interesse em conhecer e participar das atividades.

Outro ritmo afrobrasileiro que está sendo trabalhado é o Afoxé, no intuito de proporcionar uma vivência ainda maior dos alunos com as tradições de Matriz Africana, presentes na cena cultural do Brasil e da nossa região.

Como forma de dar uma dimensão ainda mais diversa à formação cultural dos(as) alunos(as), estamos trabalhando também o ritmo do Samba Reggae, potencializando ainda mais o alcance da proposta do Projeto Arte e Vida.

Também no aspecto de formação cultural, estamos trabalhando as oficinas de danças afrobrasileiras e populares, dando destaque inicialmente para os ritmos do Coco de Roda que é uma criação afroindígena de forma especial no nordeste brasileiro, e do Caboclinho dança de representação histórica, relacionada às tradições indígenas.

Ainda como atividades desse período, iniciamos as oficinas de Pintura em Tela.

No mês de agosto, foi priorizado a preparação dos Grupos Culturais criados e mantidos pelo Instituto Cultural Raízes, iniciando pelo Maracatu Afrobatuque - Raízes de Luanda, e pelo Grupo Dandara - Afro Mulher, que reúne as danças e o Maracatu de Baque Virado.

O Projeto Arte e Vida foi idealizado pelo Instituto Cultural Raízes em parceria com a Diocese e a Paróquia de Floresta e é mantido através de parcerias, apoios e de forma principal pelas doações de amigos e amigas italianos.

Para saber mais sobre o Projeto Arte e Vida, acessem nossas redes sociais e venha conhecer como funciona o Projeto no Bairro Dner, nossa localização é na Rua Manoel Ferraz, ao lado da Igrejinha de São Francisco, no mesmo espaço do Ninho da Ternura.

Confira a seguir o vídeo da matéria especial que destaca este recomeço das atividades do Projeto Arte e Vida.





Nenhum comentário:

Postar um comentário